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 O Banner Perfeito

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DeStroyEr_DS
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DeStroyEr_DS


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O Banner Perfeito Empty
MensagemAssunto: O Banner Perfeito   O Banner Perfeito EmptyQui Jun 16, 2011 1:21 am

Resumo.


  1. O banner funciona. Se bem que como suporte de um modelo de
    negócio está questionado pelo ingresso que é capaz de gerar, como meio
    de comunicação é algo que se deve aproveitar.

  2. Neste artigo veremos pontos-chave na hora de desenhar nosso banner para conseguir uma comunicação efetiva. Não loop, sim animação, menor peso, maior.





1. O banner funciona.


Lembrança do banner:


    43% algo.
    57% nada.




Fonte: Site Usability

Um estudo do Site Usability faz referência à cegueira ao banner. O
estudo mostra que os usuários não são tão cegos ao banner como parece e a
impressão da mensagem é efetiva.



Desde o ponto de vista do anunciante, o banner pode funcionar. Cada vez
mais a internet faz diminuir mais tempo à televisão (evidentemente mais
que os jornais e revistas) e na internet se encontram nichos de mercado
que no mundo real são difíceis de seguir.
Por outro lado, na internet temos a oportunidade de acessar a uma classe
de população mais ampla do que um meio com limitações geográficas,
temporais, etc.


Incluído o 27.5.2001: Os dados de
Site Usability sobre a cegueira ao banner despertaram dúvidas por parte
de alguns leitores pelo qual fizemos uma enquete própria para saber até
que ponto este dado era certo.
A enquete que fizemos deu que um 25% dos usuários lembram de algum
banner de sua última sessão. Este dado dá poucas esperanças ao banner
atual com o qual devemos pensar em ir mudando os banners. Outra idéia é
ir fazendo as páginas que dependem de
ingressos por publicidade mais "leves" para que o banner possa brilhar o
máximo possível e capte a atenção do usuário.





2. Nem sempre deve levar a uma página.
O dado que se toma para medir a eficácia de um banner é o click through. Isto é correto, mas nem sempre é válido.

Os anúncios servem para oferecer informação, posicionar ou dar valor a
uma marca e para despertar a necessidade de adquirir um determinado
produto.
O click through está a uma dimensão a mais destes dados já que oferece
acesso instantâneo à aquisição deste produto.


O problema é que muitos produtos que se anunciam em banners não podem
ser adquiridos diretamente. Um banner sobre a estréia de um filme pode
oferecer informação sobre o dia da estréia de um filme e como opção o
visitar a página. Neste exemplo, a efetividade do banner não se mede
somente pelo click through. A impressão correta da mensagem é suficiente
para justificar a inversão.



Este banner serve para comunicar a data de estréia do filme e como opção de link, convida-nos a ver os grupos de discussão.

O Banner Perfeito Groups_north
3. Deve levar a uma página de interesse.
O link que contém o
banner deve levar a uma página desenhada especificamente para este fim.
Se o banner leva ao portal, o usuário pode se sentir confuso ou não
encontrar aquilo que viu no banner.


Se o que estamos comunicando é a existência de nosso site, pode-se
preparar uma pagina de boas vindas especial onde se explica o projeto,
objetivos, etc.


No caso deste banner de Mixmail.com, apesar de nos convidar a nos
inscrevermos em seus serviços, o banner nos leva à página inicial.

O Banner Perfeito Mixmail
4. Banners avançados são interessantes, porém as pessoas não os usa porque não sabe se deve clicar ou usa-lo.
Estes banners que contém combos, campos de texto ou botões, onde o
usuário pode realizar parte da transação antes de ver a página. O
conceito está bem, mas o problema é que muita gente abusa deste tipo de
banners, enganando o usuário fazendo parecer botões do sistema, etc.


Não são muito recomendáveis.


Exemplo de banner avançado que funciona.
O Banner Perfeito Yahoo



Aqui temos dois exemplos de banners que tentam simular o de ser avançado.

O Banner Perfeito Alert


O Banner Perfeito Aria
5. O peso importa.
Em geral fazendo um bonito gif, o banner não deveria passar de 4kbs.


Isto é óbvio, mas há que lembra-lo. Faça seu banner ultra leve. O modelo
google de banners em formato texto é o passo mais avançado neste campo.
Talvez seja algo extremo, porém no mundo google funciona (acadêmico, profissional, usuários avançados). Pessoalmente creio que é outra dimensão da publicidade a qual muita gente não chega.


Este é o exemplo de banner que se pode encontrar em google.com
O Banner Perfeito Bannertexto
Imagem reduzida, este link permite vê-la em tamnho real.


Se bem que este modelo de publicidade é avançado demais, o que sem que há que destacar de google é a forma de comprar
publicidade. Tudo em formato web bem simples.



6. Animação sim, mas procure observar a mensagem desde o primeiro.
Que o gif esteja animado é parte da "surpresa" que ajuda a atrair a
mensagem. Procure fazer com que a animação aconteça em uma parte do
banner enquanto o resto permanece estático oferecendo claramente a
mensagem que você quer transmitir.


Pese a isto não se devem fazer loops e a mensagem deve ser observada no primeiro frame.


Os loops fazem com que a mensagem se distorça ao perder a identificação
de "conclusão" e "início". Se as pessoas não sabem onde está o final,
não vão entender qual é o sentido do banner com o qual parte da
efetividade pode ser perdida.


Desde o primeiro frame deve ser observada a mensagem. Muitas vezes a
parte superior da página está presente alguns segundos até que o usuário
faz scroll ou muda de página. Não perca esses segundos contando uma
história.


Aqui temos dois banners em que a animação que conduz à mensagem é muito longa.

O Banner Perfeito Marca

O Banner Perfeito Marcamotor


Estes dois banners de Marca (jornal de esportes espanhol) falham em
quase todos os pontos que vimos até agora. São um loop infinito, não
prendem a mensagem, a duração é excessiva, etc.




7. Procure fazer com que a mensagem não seja somente o logo.
Ainda faltam alguns banners onde o frame (entende-se como fotograma)
final é o logo da empresa anunciante. Isto é um erro. O frame final deve
servir para oferecer toda a informação necessária para transmitir a
mensagem. O incluir a url costuma ser parte desta mensagem.


O frame final pode ser impresso, enviado por e-mail e deve continuar transmitindo a mensagem com clareza.



8. O banner pode ser um suporte de modelo de negócio.
O Banner Perfeito Bannergrande

O que falha agora mesmo é o formato. Banners que não são retangulares e que não estão na parte superior da página.


A busca de formatos e técnicas que permitam criar uma melhor impressão
da mensagem no usuário é um caminho a explorar. Também há que contar com
a dimensão que a internet adiciona onde a mensagem pode ser seguida até
a compra direta do produto.


Em um estudo de webreference foi visto como colocando o banner um terço mais abaixo do normal, o click through se incrementava um 77%.


Certamente banners gigantes
com flash tipo CNET sejam um caminho a seguir. Permitem explorar
internamente o banner, oferecem mais informação e não precisa abandonar a
página que estamos com o qual podemos seguir com nossa tarefa.

O que tem de bom este banner é o conceito de "colocar um pedaço da minha
na sua".
O banner já não é um anúncio, e sim passa a ser um pedaço da minha web
onde você pode completar uma ação sem abandonar o site no qual se
encontra atualmente. Isto faz muito sentido se pensarmos na compra de
produtos. Não precisa abandonar o site no qual aparece o anúncio,
podemos comprar o produto diretamente sobre o anúncio.


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https://professia.forumeiros.com/
 
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