DeStroyEr_DS menbro
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| Assunto: O Banner Perfeito Qui Jun 16, 2011 1:21 am | |
| Resumo.
- O banner funciona. Se bem que como suporte de um modelo de
negócio está questionado pelo ingresso que é capaz de gerar, como meio de comunicação é algo que se deve aproveitar.
- Neste artigo veremos pontos-chave na hora de desenhar nosso banner para conseguir uma comunicação efetiva. Não loop, sim animação, menor peso, maior.
1. O banner funciona.
Lembrança do banner:
Fonte: Site Usability
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Um estudo do Site Usability faz referência à cegueira ao banner. O estudo mostra que os usuários não são tão cegos ao banner como parece e a impressão da mensagem é efetiva.
Desde o ponto de vista do anunciante, o banner pode funcionar. Cada vez mais a internet faz diminuir mais tempo à televisão (evidentemente mais que os jornais e revistas) e na internet se encontram nichos de mercado que no mundo real são difíceis de seguir. Por outro lado, na internet temos a oportunidade de acessar a uma classe de população mais ampla do que um meio com limitações geográficas, temporais, etc.
Incluído o 27.5.2001: Os dados de Site Usability sobre a cegueira ao banner despertaram dúvidas por parte de alguns leitores pelo qual fizemos uma enquete própria para saber até que ponto este dado era certo. A enquete que fizemos deu que um 25% dos usuários lembram de algum banner de sua última sessão. Este dado dá poucas esperanças ao banner atual com o qual devemos pensar em ir mudando os banners. Outra idéia é ir fazendo as páginas que dependem de ingressos por publicidade mais "leves" para que o banner possa brilhar o máximo possível e capte a atenção do usuário.
2. Nem sempre deve levar a uma página. O dado que se toma para medir a eficácia de um banner é o click through. Isto é correto, mas nem sempre é válido.
Os anúncios servem para oferecer informação, posicionar ou dar valor a uma marca e para despertar a necessidade de adquirir um determinado produto. O click through está a uma dimensão a mais destes dados já que oferece acesso instantâneo à aquisição deste produto.
O problema é que muitos produtos que se anunciam em banners não podem ser adquiridos diretamente. Um banner sobre a estréia de um filme pode oferecer informação sobre o dia da estréia de um filme e como opção o visitar a página. Neste exemplo, a efetividade do banner não se mede somente pelo click through. A impressão correta da mensagem é suficiente para justificar a inversão.
Este banner serve para comunicar a data de estréia do filme e como opção de link, convida-nos a ver os grupos de discussão.
3. Deve levar a uma página de interesse. O link que contém o banner deve levar a uma página desenhada especificamente para este fim. Se o banner leva ao portal, o usuário pode se sentir confuso ou não encontrar aquilo que viu no banner.
Se o que estamos comunicando é a existência de nosso site, pode-se preparar uma pagina de boas vindas especial onde se explica o projeto, objetivos, etc.
No caso deste banner de Mixmail.com, apesar de nos convidar a nos inscrevermos em seus serviços, o banner nos leva à página inicial.
4. Banners avançados são interessantes, porém as pessoas não os usa porque não sabe se deve clicar ou usa-lo. Estes banners que contém combos, campos de texto ou botões, onde o usuário pode realizar parte da transação antes de ver a página. O conceito está bem, mas o problema é que muita gente abusa deste tipo de banners, enganando o usuário fazendo parecer botões do sistema, etc.
Não são muito recomendáveis.
Exemplo de banner avançado que funciona.
Aqui temos dois exemplos de banners que tentam simular o de ser avançado.
5. O peso importa. Em geral fazendo um bonito gif, o banner não deveria passar de 4kbs.
Isto é óbvio, mas há que lembra-lo. Faça seu banner ultra leve. O modelo google de banners em formato texto é o passo mais avançado neste campo. Talvez seja algo extremo, porém no mundo google funciona (acadêmico, profissional, usuários avançados). Pessoalmente creio que é outra dimensão da publicidade a qual muita gente não chega.
Este é o exemplo de banner que se pode encontrar em google.com
Imagem reduzida, este link permite vê-la em tamnho real.
Se bem que este modelo de publicidade é avançado demais, o que sem que há que destacar de google é a forma de comprar publicidade. Tudo em formato web bem simples.
6. Animação sim, mas procure observar a mensagem desde o primeiro. Que o gif esteja animado é parte da "surpresa" que ajuda a atrair a mensagem. Procure fazer com que a animação aconteça em uma parte do banner enquanto o resto permanece estático oferecendo claramente a mensagem que você quer transmitir.
Pese a isto não se devem fazer loops e a mensagem deve ser observada no primeiro frame.
Os loops fazem com que a mensagem se distorça ao perder a identificação de "conclusão" e "início". Se as pessoas não sabem onde está o final, não vão entender qual é o sentido do banner com o qual parte da efetividade pode ser perdida.
Desde o primeiro frame deve ser observada a mensagem. Muitas vezes a parte superior da página está presente alguns segundos até que o usuário faz scroll ou muda de página. Não perca esses segundos contando uma história.
Aqui temos dois banners em que a animação que conduz à mensagem é muito longa.
Estes dois banners de Marca (jornal de esportes espanhol) falham em quase todos os pontos que vimos até agora. São um loop infinito, não prendem a mensagem, a duração é excessiva, etc.
7. Procure fazer com que a mensagem não seja somente o logo. Ainda faltam alguns banners onde o frame (entende-se como fotograma) final é o logo da empresa anunciante. Isto é um erro. O frame final deve servir para oferecer toda a informação necessária para transmitir a mensagem. O incluir a url costuma ser parte desta mensagem.
O frame final pode ser impresso, enviado por e-mail e deve continuar transmitindo a mensagem com clareza.
8. O banner pode ser um suporte de modelo de negócio.
O que falha agora mesmo é o formato. Banners que não são retangulares e que não estão na parte superior da página.
A busca de formatos e técnicas que permitam criar uma melhor impressão da mensagem no usuário é um caminho a explorar. Também há que contar com a dimensão que a internet adiciona onde a mensagem pode ser seguida até a compra direta do produto.
Em um estudo de webreference foi visto como colocando o banner um terço mais abaixo do normal, o click through se incrementava um 77%.
Certamente banners gigantes com flash tipo CNET sejam um caminho a seguir. Permitem explorar internamente o banner, oferecem mais informação e não precisa abandonar a página que estamos com o qual podemos seguir com nossa tarefa. O que tem de bom este banner é o conceito de "colocar um pedaço da minha na sua". O banner já não é um anúncio, e sim passa a ser um pedaço da minha web onde você pode completar uma ação sem abandonar o site no qual se encontra atualmente. Isto faz muito sentido se pensarmos na compra de produtos. Não precisa abandonar o site no qual aparece o anúncio, podemos comprar o produto diretamente sobre o anúncio.
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